Os copos plásticos descartáveis sempre foram populares, seja por sua praticidade, baixo custo, necessidade ou hábito. Mas seu consumo passou a ser questionado por ser um dos grandes vilões do meio ambiente. Segundo o relatório de 2019 do WWF (Fundo Mundial para a Natureza), Solucionar a Poluição Plástica: Transparência e Responsabilização, o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, produzindo 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico todos os anos.
O grande problema da utilização excessiva do plástico está nos impactos deixados no meio ambiente. O plástico é composto por um material derivado do petróleo, uma matéria-prima não renovável e que envolve uma complexa cadeia de produção, com adição de outros compostos extremamente poluentes. Além disso, é um material de difícil decomposição, podendo ficar de 250 a 400 anos na natureza.
Mudança de comportamento
Entre algumas das formas práticas para contribuir para a redução da utilização de descartáveis feitos de plástico, estão a utilização de garrafinhas e squeezes; a substituição de sacolas por bags ecológicas e canudos de plásticos por produtos biodegradáveis e reutilizáveis; e a aquisição de produtos que tenham refil. Nos últimos anos, diversas cidades brasileiras criaram leis específicas que proibiam a utilização de descartáveis de plástico e colocavam a obrigatoriedade da utilização de materiais biodegradáveis.
✔ Faça a sua parte!
📍 @cctconceitualconstrucoes

