Hoje é celebrado o Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia. A escolha da data ocorreu em 1990, quando a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o termo homossexualismo também passou a ser desconsiderado.
No Brasil, o Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia foi incluído no calendário oficial em 2010, pelo Decreto Federal de 4 de junho daquele ano.
LGBTfobia é o termo usado para descrever o sentimento de ódio ou repulsa por pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais e homens trans. A atitude se revela em forma de preconceito ou discriminação, explícita ou velada, e que deve ser combatida, para que se forme uma sociedade baseada na tolerância e no respeito ao próximo, independentemente da sua orientação sexual e/ou identidade de gênero.
O objetivo da data também é estimular a conscientização sobre a importância da criminalização da LGBTfobia. Agora, a discriminação ou preconceito LGBTfóbico é crime inafiançável e imprescritível.
Além de celebrar a diversidade, data fortalece luta contra o preconceito
#cct #cctconceitual #LGBTfobia #respeito #DiaInternacionaldaLutacontraaLGBTfobia