Dia 25 de novembro, é o Dia Internacional para a Eliminação daViolência Contra a Mulher. Essa data foi criada em 1999 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em homenagem às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, militantes conhecidas como “Las mariposas” que lutavam contra a ditadura de Rafael Leônidas Trujillo na República Dominicana e foram assassinadas na mesma data em 1960.
Essa data, portanto, foi criada com o objetivo de expandir e aprofundar o debate sobre a violência contra as mulheres em nossa sociedade visando assim sua eliminação.
No Brasil, um importante avanço na luta pelos direitos das mulheres foi a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06) criada em 7 de agosto de 2006. Essa lei que completou dez anos em 2016 cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Segundo o artigo 7º da Lei nº 11.340/2006 são formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, entre outras: Violência física, violência psicológica, violência sexual, violência patrimonial e violência moral.
Fonte: www.camtra.org.br