Código de Ética

Home / Código de Ética

 

O Código de Ética da CCT Conceitual Construções Ltda. aplica-se a todos os diretores, funcionários, estagiários, e prestadores de serviço da empresa, e é o nosso compromisso com a responsabilidade, ética, transparência e respeito mútuo. Os padrões da conduta ética aqui contidos deverão ser rigorosamente respeitados e divulgados à todas as partes interessadas.

RELACIONAMENTOS
- A empresa deverá cumprir toda a legislação e regulamentos aplicáveis, e os colaboradores deverão agir com ética e responsabilidade nas localidades onde realizem seus trabalhos em nome da empresa.

- É expressamente proibida toda, e qualquer forma de discriminação, seja ela por motivo étnico-racial, de gênero, idade, religioso, político, proveniente de incapacidade mental, física ou psíquica, de orientação sexual, origem geográfica, classe social, deficiência, aparência física, e outras, em qualquer processo da empresa, incluindo os processos decisórios, de admissão e promoção de funcionários.

- É também proibida qualquer contribuição à partidos ou campanhas políticas em nome da Conceitual, assim como propagandas políticas dentro da empresa ou nos locais onde a empresa possui frentes de obras.

- Todos os seres humanos são iguais perante a lei, portanto a empresa se compromete a promover a equidade racial e de gênero, garantido as mesmas oportunidades nos processos de admissão e promoção de funcionários, além de salários e benefícios compatíveis com o cargo do funcionário, acesso a treinamentos, etc., não importando o grupo étnico-racial e gênero ao qual os funcionários fazem parte e nem utilizando-se do nepotismo para favorecimento à familiares dos funcionários.

- A empresa deverá comunicar e exigir de todos os seus fornecedores o respeito aos princípios éticos estabelecidos neste código.

- A Conceitual se compromete a prestar serviços com qualidade, eficiência, transparência, utilizando-se dos maiores níveis de segurança ao trabalhador, respeito ao meio ambiente e às comunidades, visando a total satisfação de seus clientes.

AMBIENTE DE TRABALHO
- A Conceitual garante a seus funcionários um ambiente de trabalho adequado, visando à segurança, higiene, saúde e ao bem-estar.

- Os funcionários da Conceitual deverão manter a boa ordem do local de trabalho, e não devem agir contra a disciplina da empresa com comportamentos impróprios, que sejam contrários à ordem pública e aos bons costumes.

- É extremamente importante o respeito mútuo entre os funcionários para assegurar um ambiente de trabalho agradável e para evitar qualquer forma de constrangimento.

- Os colaboradores deverão proteger o patrimônio da Conceitual e zelar por sua imagem.

INTERNET E CORREIO ELETRÔNICO
- Os sistemas de internet e correio eletrônico da Conceitual são de uso exclusivo da empresa, e não deverão ser utilizados para a disseminação e recebimento de mensagens discriminatórias ou que possuam conteúdo ilegal, pornográfico, de caráter religioso, correntes, ou que, de qualquer outra forma vá contra os princípios deste Código de Ética.

- O sistema de internet da empresa somente poderá ser utilizado para uso pessoal fora do horário normal de trabalho, ou seja, antes das 08:00, entre 12:00 e 13:00, e após 17:45, contanto que as páginas visitadas não possuam nenhum tipo de conteúdo que infrinja o presente Código de Ética.

CONFLITO DE INTERESSES
- Os funcionários da Conceitual não deverão se envolver em nenhum tipo de atividade que seja ou que possa vir a ser de interesse conflitante com os negócios da empresa.

- Os funcionários da empresa não poderão se envolver em quaisquer atividades que causem conflitos com o horário de trabalho da empresa.

- Caso você tenha um potencial conflito de interesses, entre em contato com a Coordenação do SGI ou envie um e-mail para cctqualidade@conceitual.com.br

PRESENTES E VANTAGENS PESSOAIS
- É proibido aceitar presentes, favores, convites de caráter pessoal para viagens, hospedagens ou qualquer tipo de tratamento especial de qualquer espécie, de pessoas ou empresas que façam ou pretendam fazer negócios com a Conceitual, pois podem causar danos à imagem ou aos interesses da empresa. A única exceção é o caso de brindes institucionais, sem valor comercial significativo e que não seja considerado uma indução comercial.

- É também proibido o ato de conceder aos funcionários ou gerentes de clientes da Conceitual qualquer um dos itens mencionados no parágrafo anterior, salvo a exceção de brindes institucionais.

INFORMAÇÃO DA EMPRESA
- Os colaboradores da Conceitual devem manter todas informações estratégicas ou de caráter sigiloso da empresa em total confidencialidade e não podem divulgar estas informações a terceiros e nem mesmo utilizar as mesmas para outros fins que não sejam os negócios da empresa.

- É proibido efetuar cópia de documentos em meio físico ou eletrônico, ou qualquer outro meio, que contenham informações estratégicas ou sigilosas da empresa, sem o prévio consentimento da Diretoria.

- Os funcionários da empresa devem respeitar a propriedade intelectual e não poderão violar os direitos intelectuais de terceiros.

- As informações divulgadas interna e externamente pela Conceitual devem ser verdadeiras, com o intuito de manter uma relação de respeito e transparência com seus colaboradores e clientes, incluindo as informações e registros provenientes das assessorias jurídica e contábil da empresa.

- A propaganda comercial da Conceitual não deverá, em hipótese alguma, colocar pessoas em situações preconceituosas, constrangedoras, desrespeitosas, ou de risco.

CONCORRÊNCIA
- Os funcionários da Conceitual não deverão celebrar acordos, contratos, acertos ou firmar entendimentos com os concorrentes da empresa, que tenham como objetivo o uso de práticas ilegais do comércio.

- Os funcionários da empresa devem agir com ética no que diz respeito a informações dos concorrentes. É proibido comentar a terceiros sobre produtos ou serviços dos concorrentes, diretos e indiretos, que não estejam baseados em fatos comprovadamente reais ou que tenham como objetivo denegrir publicamente a imagem do concorrente.

- Práticas de concorrência leal deverão sempre ser utilizadas pelos funcionários da empresa, repudiando sempre o uso de qualquer tipo de concorrência desleal, seja por modo de sonegação fiscal, corrupção ativa ou passiva, fraude, propina, contrabando, pirataria, adulteração de produtos, manipulação de editais, favorecimento a agentes do poder público, ou qualquer outro modo.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
- Os colaboradores da Conceitual deverão estar sempre comprometidos com a preservação do Meio Ambiente, conforme diretrizes já estabelecidas, procurando sempre atingir as metas estipuladas pelo Sistema de Gestão Ambiental da empresa.

VIOLAÇÕES AO CÓDIGO DE ÉTICA
- Qualquer violação à este Código de Ética deve ser reportado imediatamente à Diretoria da empresa, que investigará o fato ocorrido, sendo que os funcionários deverão cooperar na investigação deste fato.

- O desrespeito ao Código de Ética, falsificação de registros ou qualquer outro comportamento representando falta de ética que for devidamente comprovado poderá levar à rígidas ações disciplinares, inclusive, ao desligamento do funcionário e medidas judiciais.

 

Revisado e Aprovado pelo Comitê do SGI em 02/04/2007 - Versão 02